domingo, 9 de maio de 2010

Site simula envelhecimento humano

Felipe Zmoginski, de INFO Online
Domingo, 09 de maio de 2010 - 12h49


SÃO PAULO - O site americano in20years.com encontrou uma função curiosa para aplicar a tecnologia de reconhecimento de faces, já disponível em vários serviços de álbum de fotos e edição de imagens.
No serviço in20years, o usuário faz upload de uma foto frontal de seu rosto e a submete a um processo de envelhecimento. O site simula como ficará os rosto do usuário daqui 20 anos.
O site oferece ainda a opção de simular o envelhecimento “sem drogas” ou para pessoas que são “viciados em drogas”. Na prática, a opção com drogas deixa o rosto mais magro e com mais marcas de expressão.


Acredito que órgãos de investigação usam software parecido (um tipo de retrato falado digital) para simular o envelhecimento de uma pessoa. Mas não acredito que a simulação feita no site daria um bom resultado a fim de reconhecer tal pessoa. A fotografia não retrata com absoluta precisão a fisionomia. Podem ocorrer alterações de cor e tom. Se o internauta queira apenas ver como sua imagem ficaria no futuro, ai tudo bem o software pode ser interessante. Mas o melhor seria não levar essa idéia muito a sério. Uma representação imagética não condiz com a realidade e a pessoa pode não gostar de ver como ficaria no futuro. (Eu não gostei).


Nenhum comentário:

Postar um comentário